MAM Campinas - Portal de Artes Plásticas

Bem-vindo(a) ao novo Portal MAM Campinas.
Museu de Arte Moderna de Campinas/SP.
Home De 1970 à 1979 Irmão Roberto: (1973)

Irmão Roberto: (1973)

E-mail Imprimir PDF

OBRAS

Roberto Weinmann, nasceu em 17 de maio de 1940 em Atchison, Kansas, EUA. Sua vocação religiosa, levou-o a se tornar no universo religioso, o "Irmão Roberto Weinmann da Congregação dos Irmãos de Santa Cruz".

A sua segunda vocação é as artes plásticas. Veio para o Brasil em 1966,  passou a trabalhar no Colégio Notre Dame de Campinas/SP; mas trabalhou também no  Colégio Notre Dame de Santarém/BA de 1967/a/1968, e de 1981/a/1983 em Petrolina/PE. 

Em sua formação acadêmica, podemos citar que : em 1966, graduou-se em "Pedagogia" no Ste. Edward's University, Austin, Texas, EUA; em 1974, graduou-se em "Desenho e Educação Artística" na Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP.

Vamos considerar como data de início de suas atividades como artista plástico em Campinas/SP,  o ano de 1973 quando participou da "Exposição Arte dos Educadores" na Galeria de Arte do Colégio Notre Dame de Campinas/SP.  Porém em 1959, participou de uma Exposição Coletiva na Universidade de Texas, Austin, Texas, EUA; e em 1960 faz sua Primeira Individual em Austin, Texas, EUA, no Instituto de Artes do Ste.

Edward's University.   Nunca mais parou, com telas, sua palheta, seus pinceis, seu olhar e seu inconfundível estilo, criou uma nova e fantástica máquina fotográfica, que registra o emocional de um povo.

Hoje é dono de um currículo artista plástico que registra mais de cem participações em eventos de artes plásticas. Em seu depoimento diz : "A minha pintura retrata a terra e a gente do Brasil.

Morando aqui há mais de 20 anos, tornei-me sensível ao que vejo à minha volta. Retratei alagados, favelas, prostitutas, o carnaval e gente humilde, porque dediquei a minha vida para trabalhar com os pobres e não me sinto verdadeiro se não pintar essa realidade que faz parte do meu cotidiano.

Em todas as telas está o resultado da minha vivência pessoal. Retrato o que os meus olhos vêem pelo Brasil a fora : de Campinas/SP a Santarém/BA, de Salvador/BA a Petrolina/PE. Os rostos que faço são rostos de brasileiros expressando a dor, a fé ou a esperança."

Fonte Informação: Arquivo Dimas Garcia.

Fonte Internet: Não Disponível.