OBRAS
Celina Carvalho ou melhor Celina Aparecida Carvalho, natural de Campinas/SP em 1956. Formada em Educação Artística, Habilitação Desenho, PUCCampinas.
Participou de vários Congressos e Cursos de Arte, Ministrou diversos cursos para Professores de Educação Artística. Organizou várias exposições de artes plásticas.
Diretora da Revista de Artes Visuais "Olho Latino", e por ai vai a história, diríamos triste.
Mas, agora falando sério, Celina Aparecida, atualmente, não é apenas Carvalho, deve ter sido agregado ao seu nome um tal de "Cheida Sans", isto lembra alguma coisa ???!!!... Sim, Celina Carvalho, alem de excelente e promissora artista é esposa, nada mais, nada menos, de "Paulo Cheida Sans", "o nosso Paulinho".
Não sei a data do casamento, porém é evidente que a esposa, depois mãe, teve que se render às obrigações, "dizem os mais velhos, primordiais . . . ", eu poço e falo de cátedra, tenho na minha casa o mesmo, diríamos, problema.
Porém, agora crianças criadas, máridão bem na cena artística, Celina, pode voltar a ser, Celina Carvalho artista plástica. Ainda bem que os anos não lhe tiraram o animo.
Tenho uma entrevista que Celina Carvalho diz ter começado sua carreira artística em 1970, mas garante que está envolvida com o universo das artes plásticas há muito mais tempo. Esta segunda parte, eu não discuto, mas o 1970, me bateu.
Celina, me desculpe, posso voltar a traz, porém vou me basear num currículo que tenho em mãos que dá como primeira atividade artística plástica sua 1976 . I Exposição Coletiva do Instituto de Artes e Comunicações da Pontificia Universidade Católica de Campinas, a nossa "PUCCamp".
E por vai o currículo da artista, 1977 . Exposição Coletiva no SENAC Campinas/SP; 1984 . VI Concurso de Fotos Turísticas da Cidade de Campinas/SP; 1993 . IV Encuentro Latinoamericano Sobre Enseñanza Artistica, Havana/Cuba; 1996 .
Séptimo Encuentro Expresión, Galeria Dexa, Universidade do Panama, Panama e outros "encuentros"; 1997 . Artistas & Tendências, Centro de Convivência Cultural de Campinas/SP; 1997 .
Gravuras & Brasil, Galeria da Casa da Cultura da América Latina, Brasília/DF; 1998 . 18a. Print Internacional Cadaqués, Espanha; 1998 . Individual no Espaço Cultural do Centro de Ciências Letras e Artes de Campinas/SP; XXVII Coletiva de Artes Plásticas do Centro Cultural Tão Ciculda, Campo Limpo Paulista/SP; 1998 . "Fio ou Conexão Essencial, Núcleo de Arte "Olho Latino", Museu de Arte Contemporânea de Americana/SP; 1999 . "Parede + Chão = Obra", Artista Convidada, Núcleo de Arte "Olho Latino", Casa da Cultura de Joaquim Egidio, Campinas/SP; 1999 , Salão de Artes de Mogi Mirim/SP; 1999 . III Salão de Belas Artes de Serra Negra/SP; 1999 . Mapa Cultural Paulista, Representando a cidade de Hortolândia/SP; 1999 . Grabados & Gravuras, V Mostra Lotinoamericana, SESC, Piracicaba/SP; 1999 . II Salão Vinhedense de Arte Contemporânea, Vinhedo/SP; XIII Salão de Artes Plásticas de Araraquara/SP; 1999 . Individual, "Reflexos", Atelier Solange Cazzaro, Campinas/SP; e muitas outras participações.
Fonte Informação: Arquivo Dimas Garcia.
Fonte Internet: http://www.OlhoLatino.com.br