Geninha Penteado é o nome artístico de Hermogênia Penteado de Camargo, natural de Limeira/SP, estudou no então curso primário, no ginasial e no curso de formação de normalista, no tradicional Colégio São José de Limeira onde só estudavam moças, e normalmente. e regularmente de família.
Muito provavelmente foi no Colégio São José sob a orientação de Irmã Angelica que teve pela primeira vez o seu dom de desenhista e artista plástica reconhecida, aflorada e bem educada. Moça de família tradicional, bonita, mais que bonita, uma verdadeira "miss", seguiu os padrões da época... Formou-se, namorou, noivou, casou e veio morar em Campinas. Em 1996, aos 65 anos, realizou uma Exposição de Esculturas na Caixa Econômica Federal de Campinas.
É desta data, 29 de maio de 1966, uma reportagem "Editada pelo Caderno C" do "Correio Popular", realizada por "Maria Claudia Miguel", na qual a artista revelou fatos de sua vida particular e artística. Diz Geninha: Com formão, martelo, espátulas e punho, levo a vida de artista plástica a esculpir.
Aos 55 anos, com quatro filhos e cinco netos, resolvi, resgatar a artista escondida desde a infância, quando enchia folhas de papel em branco com desenhos. Era a figura de minha mãe, de familiares ou de grupo de pessoas, utilizava sempre temas do cotidiano que ganhavam contornos e cor.
Era a matéria prima ganhando o sentido da arte. Conciliada as atividades de Dama da Sociedade, de Benemérita, de Esposa e Mãe... Resolvi "tirar da gaveta" a vocação escondida desde aqueles tempos de Colégio São José, e a arte que tinha nascido com ela, que misteriosamente hibernou... Acordou e floreceu...
Procurei o Professor Antônio Bergamasco em Jaguariúna, para me reiniciar num outro segmento das artes: a escultura... Desde então, numa forma cíclica, as fases do processo criativo vêm remodelando meu ofício, através de cursos de pintura de óleo sobre tela com o próprio Bergamasco e Maria Teresa Freitas, escultura em pedra com Cristina Roese, escultura em concreto com Nilton Fontanini e aulas no ateliê do Mestre Calabrone em São Paulo, venho reformulando minhas teorias, minhas técnicas, meus temas, enfim deixando aflorar a artista nata que por tanto tempo hibernou... Na Exposição a artista apresentou 15 peças feitas em diversos materiais.
Geninha trabalha indiferentemente suas esculturas em barro, bronze, pedra, concreto, chapas de ferro e ligas de alumínio, predominando sempre a figuração feminina. Embora caminhe por várias técnicas, confessa, é no cimento que encontra a plenitude da minha criação, pois não dependo de instrumentos e/ou aparelhos complementares.
Só dependo de mim mesmo para toda a confecção da peça. Enfim Geninha Penteado... Uma escultora... Que não escolheu o mais fácil, o mais bonitinho, o que agrava mais aos outros, o mais rápido de resultados, o menos contestado, escolheu sim o desafio... Esta é a marca de uma grande artista, de uma grande escultora... Geninha Penteado...
Fonte de informação: Caderno C do Correio Popular.
Fonte na Internet: Em breve