MAM Campinas - Portal de Artes Plásticas

Bem-vindo(a) ao novo Portal MAM Campinas.
Museu de Arte Moderna de Campinas/SP.
Home De 1980 à 1989 Edna de Araraquara: (1980)

Edna de Araraquara: (1980)

E-mail Imprimir PDF

OBRAS

Nascida em 1955, em Araraquara/SP, teve o seu primeiro contato com as artes plásticas, aos 17 anos, quando, ao trabalhar em um escritório no antigo Prédio Martinelli, no centro velho de São Paulo/SP,  visitou o ateliê de pintura do artista Zé Cordeiro, que ficava em um prédio em frente ao dela. "Era um local muito freqüentado e um dia fui espreitar os quadros e conhecer o pintor", conta. "A partir daquele momento, a minha vida se transformou e passei a me interessar muito pelas artes plásticas."

Edna passou então a freqüentar um ambiente totalmente voltado à pintura popular e naïf. Os dois se apaixonaram e vivem juntos até hoje, em Carcavelos, Portugal. Primeiro, os dois esse mudaram para o Rio de Janeiro/RJ.  "Fui estimulada a pintar pelo meu então marido Zé Cordeiro, e, em 1974, fomos residir em Salvador/BA, no Bairro da Saúde, onde meus dias eram dedicados inteiramente aos exercícios de desenho e aos pincéis", afirma.

Em 1976, o casal de muda para São Paulo/SP, próximo ao Largo do Arouche, e monta um ateliê de pintores, onde recebe visitas de artistas como : Josinaldo, Waldomiro de Deus e o surrealista Walter Levy. Críticos de arte, poetas, jornalistas, políticos e ativistas de esquerda também freqüentavam essa casa.

Edna expõe pela primeira vez, no ano seguinte, em São Bernardo do Campo/SP, na exposição coletiva "Mitos e Lendas do Brasil". Em 1979, muda-se para Santos, SP. O casal monta então um ateliê na Praia do José Menino.  A carreira internacional ocorreria na Década de 1980. Em 1982, participa da primeira exposição na Europa, Mito e Magia del Colore, em Castel dell'Ovo, Nápoli, Itália.

No ano seguinte, 1980, o casal se muda para Campinas/SP, onde abre um ateliê no Aeroporto Internacional de Viracopos, onde pintam os quadros que vendem logo em seguida.

Em 1984, Zé Cordeiro e Edna inauguram a Casa de Arte Brasileira, um misto de casa, ateliê, escola de arte e galeria de arte, que funcionou até 1990, trazendo grande vitalidade para arte da região de Campinas com numerosos encontros, palestras e atividades artísticas das mais variadas.

Novas exposições no exterior se sucedem, na Itália e no Canadá. A convite da Unesco, em 1990, Edna viaja para Paris, junto com o marido Zé Cordeiro, para exporem na Maison da Unesco. Começa então um amplo período internacional, que inclui a residência em Roma, na capital francesa e exposições na Alemanha. No entanto, a paixão da artista recaiu sobre as paisagens do Ninho e do Alentejo em Portugal, onde vêm a fixar residência.

Com sua arte diferenciada, seja pelo tema ou pelo colorido, Edna de Araraquara mostra que seu coração nasceu no Brasil, mas sua alma, cada vez mais portuguesa, está imersa nas inigualáveis paisagens que o Alentejo oferece aos seus moradores e visitantes. Esse ambiente privilegiado, nos pincéis de Edna, raia o conceito do divino, aquele patamar que todo ser humano sonha, mas só os verdadeiros artistas conseguem  atingir.

Fonte Informação: Dados obtidos de texto de Oscar D’Ambrosio. Jornalista, crítico de arte e autor do livro “Os pincéis de Deus: vida e obra do pintor naïf Waldomiro de Deus” (Editora UNESP). Mais arquivo Dimas Garcia.

Fonte Internet: Não disponível.