Dorothea Freire é o nome artístico de Dorothea Campos Freire, nascida em Limeira/SP no ano de 1959, mora e trabalha em Campinas desde 1998, quando começou a carreira artística.
Segundo Dorothea: "O reconhecimento é muito difícil de ser conseguido, mas não me preocupo com isso".
Era casada e tinha dois filhos quando se formou em Engenharia Civil, profissão que exerceu por pouco tempo.
Meu trabalho consiste em instalações e manipulação de imagens e aborda temas ligados à política e religião.
Expôs em Nova York, no Líbano e várias capitais de estados brasileiros. Porém ainda nota preconceito principalmente dos mais jovens.
"É como se concluíssem que uma mulher na minha idade e com os filhos criados só deve fazer arte como terapia ocupacional".
Dorothea encontrou um estilo de vida perfeito às suas necessidades de artista: casada por 21 anos, separou-se oficialmente e há oito anos voltou a namorar o antigo parceiro, que reside em Limeira.
"Divido-me entre Campinas, onde passo a semana inteira e mantenho o Ateliê e, Limeira, quando volto aos finais de semana para namorar".
Para Dorothea Freire também a verdade é que: O acirrado circuito das artes no Brasil, nem sempre entende, que a artista de meia idade ou idade, ainda não consagrada, não precisa desistir do sonho de constituir família e dedicar-se á família, para ser uma respeitável artista plástica com um trabalho série e respeitável.
A falta de retorno ou respostas evasivas de "galeristas" e curadores aos pedidos de exposições ou a análise de "portfólio", muitas vezes se deve ao preconceito latente em relação à mulher mais madura e que também prioriza o lado afetivo familiar. Mesmo assim estas artistas "dão uma banana" para tal procedimento.
Segundo Dorothea Freire: "O artista no Brasil, para ser valorizado, parece que tem de estar sempre sofrendo, com cara de acabado...".
Fonte Informação: Arquivo Particular Dimas Garcia. Vários Sites Internet.
Fonte Internet: www.unicamp.br / www.campinas.sp.gov.br