MAM Campinas - Portal de Artes Plásticas

Bem-vindo(a) ao novo Portal MAM Campinas.
Museu de Arte Moderna de Campinas/SP.
Home De 2000 à 2009 Maria Alice Grou (2001)

Maria Alice Grou (2001)

E-mail Imprimir PDF

Depois de complementar carreira exemplar na universidade como matemática e criar três filhos, Maria Alice Grou optou pela arte em 2001. Nascida há 58 anos (1949), em Igarapava/SP, aposentou-se e passou a trabalhar com fotografia e manipular a imagem.

Adquiriu a primeira câmera digital este ano (2007) e está montando laboratório em casa. A base teórica, conta, desenvolveu nas aulas sobre arte contemporânea com Carlos Fajardo, em encontros no Ateliê de Silva Matos.

"No começo, meus filhos não gostaram da idéia de a mãe, uma Doutora em Matemática, resolver ser artista de repente". Revela... Mas Alice não sente saudades da antiga profissão.

"Precisei de muita humildade para perder aquela personalidade de professora e começar de novo, do zero". Um dia, liguei para o Ateliê de Fábio Fantazini e perguntei: "Você aceita uma aluna totalmente analfabeta em fotografia?". Hoje, apesar de desenvolver trabalho conceitualmente maduro, com exposições em Campinas e São Paulo, Alice também sente preconceito em relação à idade.

"Com raras exceções, as pessoas que "dão as cartas" no mercadode arte não levam muito a sério alguém que começou na arte contemporânea com mais de 50 anos". Este ano, uma conquista: Vendeu pela primeira vez uma obra sua, uma Série de fotografias expostas no Campinas Décor.

"Se eu tiver a mesma longevidade do meu pai, que tem 87 anos, garanto que tenho mais uns 30 anos de arte pela frente". Segundo Maria Alice o acirrado circuito das artes no Brasil, nem sempre entende, que a artista de meia idade ou idade, ainda não consagrada, não precisa desistir do sonho de constituir família e dedicar-se á família, para ser uma respeitável artista plástica com um trabalho série e respeitável.

A falta de retorno ou respostas evasivas de "galeristas" e curadores aos pedidos de exposição ou a análise de "portfólio", muitas vezes se deve ao preconceito latente em relação à mulher mais madura e que também prioriza o lado afetivo familiar. Mesmo assim estas artistas "dão uma banana" para tal procedimento.

Depois de complementar carreira exemplar na universidade como matemática e criar três filhos, Maria Alice Grou optou pela arte em 2001. Nascida há 58 anos (1949), em Igarapava/SP, aposentou-se e passou a trabalhar com fotografia e manipular a imagem.

Adquiriu a primeira câmera digital este ano (2007) e está montando laboratório em casa. A base teórica, conta, desenvolveu nas aulas sobre arte contemporânea com Carlos Fajardo, em encontros no Ateliê de Silva Matos.

"No começo, meus filhos não gostaram da idéia de a mãe, uma Doutora em Matemática, resolver ser artista de repente". Revela... Mas Alice não sente saudades da antiga profissão.

"Precisei de muita humildade para perder aquela personalidade de professora e começar de novo, do zero". Um dia, liguei para o Ateliê de Fábio Fantazini e perguntei: "Você aceita uma aluna totalmente analfabeta em fotografia?".

Hoje, apesar de desenvolver trabalho conceitualmente maduro, com exposições em Campinas e São Paulo, Alice também sente preconceito em relação à idade. "Com raras exceções, as pessoas que "dão as cartas" no mercadode arte não levam muito a sério alguém que começou na arte contemporânea com mais de 50 anos".

Este ano, uma conquista: Vendeu pela primeira vez uma obra sua, uma Série de fotografias expostas no Campinas Décor. "Se eu tiver a mesma longevidade do meu pai, que tem 87 anos, garanto que tenho mais uns 30 anos de arte pela frente".

Segundo Maria Alice o acirrado circuito das artes no Brasil, nem sempre entende, que a artista de meia idade ou idade, ainda não consagrada, não precisa desistir do sonho de constituir família e dedicar-se á família, para ser uma respeitável artista plástica com um trabalho série e respeitável. A falta de retorno ou respostas evasivas de "galeristas" e curadores aos pedidos de exposição ou a análise de "portfólio", muitas vezes se deve ao preconceito latente em relação à mulher mais madura e que também prioriza o lado afetivo familiar. Mesmo assim estas artistas "dão uma banana" para tal procedimento.

Fonte de informação: Arquivo Particular Dimas Garcia. Internet.  

Fonte na Internet: www.hallbrasil.com.br / www.unicamp.br / www.canalcontemporaneo.art.br